segunda-feira, 18 de abril de 2016

O que é FPS?


FPS quer dizer Fator de Proteção Solar, ou seja, é um tipo de medida utilizada exclusivamente pelos laboratórios que fabricam filtros solares, é o grau de proteção máxima contra queimaduras do sol conforme o fator anunciado no rótulo do produto.

Para não haver dúvidas, quanto mais alto o valor do FPS indicado, maior é a proteção que oferece contra a radiação ultravioleta, a principal causadora de queimadura solar, conhecida também como raios UV.

O interessante é que muita gente acredita que basta escolher um filtro solar que tenha um alto FPS, para estar com a pele protegida contra as queimaduras causadas pelo excesso de sol, só que na realidade, o fator de proteção solar deve ser comprado de acordo com a tonalidade da pele, por exemplo, para as peles mais claras, o indicado é usar um filtro solar com um FPS ​maior, já para as peles mais escuras, basta usar com FPS menor, talvez, por isso, é que o fator de proteção mais alto é também mais caro!


Entenda melhor como funciona o FPS

O FPS demonstra por quanto tempo a pele estará protegida contra os raios ultravioletas. No caso de uma pele que em apenas 5 minutos já pode começar a ficar avermelhada, ao passar o protetor com FPS 15, a pele estará protegida 15 vezes a mais (entenda mais sobre isso na página do liftx)

Para fazer esse cálculo aproximado, é preciso apenas multiplicar o FPS escolhido, por exemplo, 15, pelo tempo em que a pele consegue ficar exposta ao sol, antes de começar a sofrer queimaduras, no caso acima seria de 5 minutos.

Então, é só multiplicar 5 X 15= 75, isso significa que essa pessoa está realmente protegida por apenas 75 minutos, o ideal então, seria passar novamente após esse tempo.

É importante frisar que embora exista filtro solar com FPS 60, não significa que seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, na realidade protege apenas por quatro vezes mais tempo!

De qualquer maneira, é necessário sempre usar um protetor solar de acordo com o tipo de pele, portanto, não é indicado a família inteira usar o mesmo FPS, visto que cada pessoa tem um tipo de pele diferente, enquanto algumas já são mais bronzeadas pelo sol, outras não, sem falar das crianças que necessitam um protetor solar com FPS especial!

Mesmo assim, o FPS protegerá a pele apenas se for usado corretamente, para isso, é necessário aplicar uniformemente em todo o corpo, e reaplicar a cada 2 horas de exposição ao sol, ou, após sair da piscina ou do mar!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.